26.5 C
Saquarema
domingo, 2 fevereiro, 2025

COLABORE

Ações de Ordenamento e Fiscalização Reforçam Preservação da Restinga no Foguete, em Cabo Frio

Na última quarta-feira (22), a Prefeitura de Cabo Frio, por meio de uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima; Ordem Pública; e a Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização de Posturas, realizou uma série de atividades de ordenamento e fiscalização nas áreas de restinga do bairro Foguete.

Objetivos da Ação

A iniciativa teve como principais metas:
•Promover o ordenamento da orla;
•Fiscalizar o uso da praia por ambulantes e barracas;
•Identificar e coibir irregularidades nas áreas de restinga.
Durante a operação, um carrinho foi apreendido por atuar sobre a vegetação de restinga e por já ter sido notificado três vezes anteriormente.

Atividades Realizadas

As equipes percorreram toda a orla do Foguete, avaliando necessidades de arborização, poda e corte de árvores, além de realizar um levantamento sobre a presença de lixo na restinga. Foi identificada a presença de plantas exóticas na área, o que levou à decisão de implementar um manejo sustentável, incluindo a redução da densidade de algumas espécies.

Declarações Oficiais

O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, destacou:
“Com essas ações, estamos promovendo o manejo sustentável da restinga e da arborização urbana do bairro do Foguete, em parceria com a Comsercaf. Para isso, serão utilizadas estratégias como a colocação de placas de sinalização, mourões para proteger plantas de interesse e ações de micro-lixo.”
O secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, reforçou o compromisso da pasta:
“A Secretaria de Ordem Pública está comprometida em garantir a segurança e o ordenamento público na área do Foguete, trabalhando em parceria com as outras secretarias para promover um ambiente seguro e sustentável para a comunidade.”

Canais para Denúncias

A população pode contribuir denunciando irregularidades diretamente à Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou presencialmente na sede, localizada na Rua Governador Valadares, no bairro São Cristóvão.
Denúncias também podem ser encaminhadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (22) 3199-1313, pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), Centro.
Acompanhe o Conexão Lagos para mais informações sobre ações ambientais e outras notícias relevantes na Região dos Lagos. Participe, comente e compartilhe nossas matérias! Envie sugestões ou informações da sua cidade pelo WhatsApp: 21 97949-0675.

Autor

Últimas Matérias