Ano letivo inicia para cerca de 30.000 alunos nas 78 escolas da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, informa que aproximadamente 30.000 alunos matriculados nas 78 escolas da rede pública municipal retornarão às aulas no próximo dia 05/02. Os estudantes estão distribuídos entre creche, pré-escola, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Os professores retornam antes dos alunos, nos dias 02 e 03/05, para apresentação e planejamento escolar.
Novas escolas
Ao longo de 2024, a Secretaria de Educação inaugurou 11 unidades escolares nos quatro distritos da cidade (Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu).
Relação das novas escolas:
- 68 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFª MARIA HONORINA ZANINI BERNARDO – JIM TIA NININHA
- 69 ESCOLA MUNICIPAL WILSON SARDINHA DA SILVA
- 70 ESCOLA MUNICIPAL ADEMILDA MUNIZ SIMÕES – EM. TIA DEDÊ
- 71 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFª MARA REJANE GOMES BUENO – JIM TIA MARA
- 72 ESCOLA MUNICIPAL LÊDA MARIA DO AMPARO LEMOS.
- 73 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFª MARIA DE LOURDES CRUZ SILVA
- 74 ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE
- 75 ESCOLA MUNICIPAL AMAURY GOMES DO NASCIMENTO
- 76 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO COUTO DE AGUIAR – JIM. TIO RICARDO
- 77 JARDIM DE INFÂNCIA MUNICIPAL PROFESSORA SABRINA SANTIAGO HENRIQUES – JIM TIA SABRINA
- 78 ESCOLA MUNICIPAL DE APLICAÇÃO JOSÉ PEREIRA DA SILVA
Estação do Saber
Maricá possui oito unidades da Estação do Saber. Quatro delas foram inauguradas em 2024.
A unidade do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, em São José do Imbassaí, homenageia o cartunista Ziraldo. O local possui auditório para aproximadamente 20 pessoas, uma recepção, duas salas com mesas e cadeiras, 297 títulos de livros e 8.770 exemplares e cinco computadores ligados diretamente à internet para pesquisas on-line.
A unidade do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, com mais de cinco mil livros à disposição dos alunos.
A unidade na Escola Municipalizada de Inoã, com cerca de 500 títulos e mais de nove mil livros.
A unidade no Condomínio Residencial Carlos Marighella, o “Minha Casa, Minha Vida” de Itaipuaçu, com 200 títulos e cerca de cinco mim exemplares.
Cada Estação do Saber possui um tótem já na entrada para que o aluno faça o cadastro por meio de senha e CPF, escolha o livro e o retire de forma automatizada, sem a necessidade de passar pelo bibliotecário. Este processo agiliza e dá autonomia ao aluno para que possa fazer a escolha dos títulos que mais lhe interessarem. Ainda assim, um profissional fica no local para prestar assistência ao estudante.