As equipes da Vigilância Ambiental de Araruama estão realizando visitas domiciliares, inspeções em imóveis e áreas públicas para monitorar a infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças, como dengue, zika e chikungunya.
A ação faz parte do chamado LIRA – Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti. A partir dele é possível implementar medidas para prevenir a incidência do mosquito nos bairros.
As visitas estão sendo realizadas em 34 localidades; entre elas estão:
Coqueiral
Centro
Alto da boa vista
Areal
Parque hotel
Pontinha
Ponte dos leites
Fazendinha
São Vicente
Praia seca
Durante as visitas os agentes coletam amostras de água com possíveis ovos do mosquito, que depois serão analisadas em laboratório. Além disso, orientam os moradores sobre medidas simples, mas fundamentais para evitar a infestação do Aedes Aegypti, como não deixar água parada em vasilhas, pneus velhos ou até mesmo nos pratinhos dos vasos de plantas; já que esses locais podem se transformar em criadouros do mosquito.
A ação vai ser realizada até essa sexta-feira, 10. A Prefeitura pede a colaboração de todos os moradores para que juntos possamos manter nossa cidade livre de focos do mosquito Aedes aegypti.
Fonte: Prefeitura de Araruama