Um vídeo gravado na Orla do Pontal, em Arraial do Cabo, tem causado revolta nas redes sociais ao mostrar turistas entrando no mar e tentando capturar uma tartaruga marinha. Ainda não se sabe o motivo exato da ação — se era para tirar uma selfie ou outra finalidade —, mas o comportamento irresponsável gerou indignação por parte de moradores e internautas.
As imagens mostram dois homens dentro da água se aproximando da tartaruga de maneira ostensiva, ignorando o impacto que essa atitude pode ter no animal e na preservação da fauna marinha local. Espécies como as tartarugas marinhas são protegidas por leis ambientais e possuem um papel fundamental no ecossistema marinho.
Impacto ambiental e legal
A captura, o manejo ou qualquer interferência com tartarugas marinhas sem a devida autorização é considerado crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, que trata dos crimes contra a fauna. A prática pode levar a multas e até mesmo a detenção dos responsáveis.
Além de representar riscos à segurança das pessoas envolvidas, “as tartarugas podem reagir de forma inesperada ou até mesmo ficarem estressadas, machucadas e até vir ao óbito dependendo do caso. Esse tipo de comportamento humano é inaceitável e precisa ser coibido.
Campanha de conscientização
Arraial do Cabo, reconhecido por suas águas cristalinas e rica biodiversidade, tem atraído turistas de várias partes do Brasil e do mundo. No entanto, casos como este reforçam a necessidade de campanhas de conscientização ambiental para visitantes e moradores.
Denuncie
Se presenciar atitudes que possam prejudicar os animais marinhos ou o meio ambiente, entre em contato com as autoridades locais. Você também pode colaborar enviando vídeos, fotos ou relatos ao Conexão Lagos pelo WhatsApp: 21 97949-0675.
A sua opinião é importante! O que você acha sobre essa situação? Comente e compartilhe essa matéria para que possamos aumentar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.