Os Correios emitiram um alerta no último dia 28/1 sobre uma nova onda de golpes que está ocorrendo em Minas Gerais e que pode, em breve, ser replicada em outras regiões, como a Região dos Lagos. A fraude utiliza o nome da empresa para enganar a população, solicitando digitais e fotografias durante a entrega de encomendas.
Como Funciona o Golpe?
Segundo o comunicado oficial, supostos entregadores têm abordado clientes, alegando que precisam da impressão digital e de uma foto para liberar a entrega. Essa prática não faz parte dos procedimentos dos Correios e tem como objetivo capturar dados pessoais para uso em atividades criminosas, como fraudes bancárias.
Orientações dos Correios
Os Correios esclarecem que, para entregas de objetos registrados, é exigida apenas:
✔️ A apresentação de um documento de identificação com foto;
✔️ A assinatura do destinatário no ato do recebimento.
Além disso, todos os empregados e prestadores de serviço dos Correios devem estar obrigatoriamente uniformizados, utilizando:
• Calça ou bermuda azul;
• Camiseta amarela com o logo dos Correios;
• Boné azul.
Funcionários terceirizados também utilizam colete azul com a marca dos Correios e crachá funcional com foto.
Atenção e Denúncia
A empresa recomenda que qualquer pessoa abordada de forma semelhante procure imediatamente as autoridades policiais e, em caso de dúvida, entre em contato com os canais oficiais:
📞 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas);
📞 0800-725-7282 (demais localidades);
🌐 www.correios.com.br
Cuidado na Região dos Lagos
Embora o golpe tenha sido identificado inicialmente em Minas Gerais, especialistas alertam que é questão de tempo até que a fraude chegue a outras localidades, incluindo cidades da Região dos Lagos. É fundamental que a população esteja atenta e siga as orientações para evitar prejuízos.
📲 Recebeu um contato suspeito? Denuncie e compartilhe essas informações com amigos e familiares para ajudar a evitar fraudes!