24.1 C
Saquarema
segunda-feira, 3 fevereiro, 2025

COLABORE

Núcleo LGBTI+ da Assistência Social participa do 1º Orgulho Trans de São Tomé das Letras


O Núcleo de Atendimento LGBTI+ da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maricá foi convidado a participar do 1º Orgulho Trans de São Tomé das Letras, em Minas Gerais, devido a sua atuação única no Brasil no que se refere à garantia de direitos das pessoas trans. O convite partiu do Ponto de Cultura Culturando na Montanha – Mosaico de Cores, da cidade mineira, e propiciou um intercâmbio positivo e agregador durante o evento, realizado no sábado (01/02). A participação do núcleo em São Tomé aconteceu em parceria com o Centro de Cidadania LGTBI+ (Programa Estadual Rio Sem LGTIfobia).

A coordenadora do núcleo maricaense, Iracema Miranda, ressalta a importância das relações recíprocas proporcionadas nesses encontros por conta da transferência de informações. “O trabalho elaborado aqui na secretaria, por exemplo, busca assegurar o acesso à educação e saúde das pessoas trans, além de oferecer formações sobre a temática LGBTI+ aos profissionais dos diversos equipamentos da prefeitura”, diz.

Iracema lembra ainda o trabalho de divulgação das leis existentes sobre os direitos trans, como retificações de nomes e gênero, como também os projetos e as atividades voltadas para melhorar as condições de vida das pessoas LGBTI+ e seus familiares.

Já Ísis Gouveia, coordenadora estadual, observa a diferença entre os estados e municípios no que tange à luta pela pauta LGBTI+ e destaca o quanto são significativas essas experiências de troca no sentido de somar: “elas só enriquecem ainda mais o modo como todos os envolvidos na causa podem e devem se posicionar diante dos desafios apresentados pela sociedade”. Aproveitou para acrescentar que o Centro de Cidadania conta com assistente social, psicólogo e advogada, atendendo de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Autor

Últimas Matérias