A Prefeitura de Cabo Frio, por meio das Secretarias da Cidade, de Cultura e da Comsercaf, iniciou nesta terça-feira (4) o processo de revitalização e reforma do Forte São Mateus. Logo no início da manhã, o vice-prefeito e secretário da Cidade, Miguel Alencar, e o presidente da Comsercaf, Jehann Costa, estiveram no local.
Nesta fase da revitalização, estão sendo refeitas as instalações elétricas e a iluminação do monumento histórico. A intervenção também contemplará pintura, melhorias no guarda-corpo, instalação de novas lixeiras e manutenção do portão de entrada e do telhado.
O Forte São Mateus é um dos principais pontos turísticos da cidade, recebendo moradores e turistas diariamente.
De acordo com o secretário da Cidade, Miguel Alencar, as melhorias visam aumentar a segurança e a acessibilidade para o público, além de contribuir para a preservação do espaço.
Sobre o Forte São Mateus
Tombado pelo IPHAN, o Forte São Mateus é um importante patrimônio histórico nacional. Construído no século XVII pelos portugueses, desempenhou um papel essencial na defesa da costa brasileira contra as invasões francesas e holandesas. Sua estrutura, feita de pedra e argamassa com cal e óleo de baleia, é um marco da história de Cabo Frio.
O Forte está aberto à visitação diariamente, das 8h30 às 17h, com entrada gratuita.
Fotos: Wislei Rabello/SECOM