A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), celebrou o “Mês da Mulher” com uma programação especial. O evento, realizado pelo Departamento de Direitos Humanos, promoveu uma série de atividades na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, proporcionando atendimentos gratuitos, apresentações culturais e momentos de conscientização.
A iniciativa contou com a participação das Secretarias de Saúde, Turismo, Esporte e Lazer e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, além de parceiros como a ONG Amigas da Mama, a FIRJAN, a OAB/RJ e o Procon aldeense.


A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães, destacou a relevância da ação para a valorização das mulheres aldeenses. “O mês de março, com o Dia Internacional da Mulher, é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas e desafios das mulheres. A ação visa promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e o combate à violência, apresentando serviços de apoio que o município oferta. A SASDH reafirma seu compromisso em garantir que todas as mulheres sejam valorizadas e respeitadas”, declarou.
A secretária adjunta da pasta, Denise Campos, agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Este é um dia de reflexão sobre as conquistas e sobre o que ainda precisamos avançar nas políticas públicas de atendimento às mulheres. Agradecemos a equipe do Departamento de Direitos Humanos da SASDH e também aos demais servidores que se empenharam para o sucesso deste evento. Agradecemos às diversas Secretarias parceiras e aos nossos convidados que, gentilmente, nos atenderam oferecendo os atendimentos à população aldeense. Destacamos o compromisso do município com a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. A participação ativa e integrada é essencial para atender às necessidades das mulheres e promover um ambiente mais justo e igualitário”, afirmou.



Durante o evento, foram disponibilizados atendimentos especializados nas áreas de assistência social, saúde da mulher e defesa do consumidor. A Secretaria de Agricultura distribuiu mudas de plantas, enquanto o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges) ofertou orientações e entregou mimos às participantes. Além disso, profissionais do setor de Vigilância em Saúde e representantes do PROCON estiveram à disposição da população para esclarecimentos e suporte em diversas demandas.
A programação artística trouxe apresentações vibrantes, como dança do ventre com a professora Pris Valente, Rit Box com a professora Maria do Carmo e apresentação da cantora Paula Azevedo na voz e violão.



A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, celebrou o impacto positivo da ação. “Foi um momento incrível, que nos proporcionou mais uma oportunidade de apresentar e oferecer nossos serviços. Uma ação descontraída, repleta de música e dança, organizada com muito carinho”, comentou.
O representante da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/RJ, Sérgio Peniche, ressaltou a importância do evento. “O momento é ímpar no qual estamos engajados, agradeço à Prefeitura de São Pedro da Aldeia pela oportunidade de poder atender ao povo aldeense. A OAB/RJ está presente e lembrando que temos diversas comissões apoiando as mulheres, estamos aqui para que saibam de seus direitos, para combater o assédio no ambiente de trabalho, enfrentando a violência doméstica e os maus tratos. Espero estar aqui com vocês outras vezes”, disse.



O evento contou com a participação da chefe de gabinete da SASDH, Luana Barros; da assessora, Josi; da diretora das Proteções Básicas, Monique Pinheiro; e da diretora da Gestão do SUAS, Wânia Costa. Pelo Setor de Vigilância em Saúde, estiveram presentes a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Julianna da Costa Silva; a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Rozeanne Dias Plácido; e a coordenadora do Combate ao Tabagismo, Soraia Mariano.
O Procon de São Pedro da Aldeia foi representado pelo diretor Arthur Reis e os servidores Pedro Féo e Roberta Gonçalves, com atendimento a reclamações e denúncias em defesa do consumidor aldeense. Pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), participaram a psicóloga Franciele Moura Barboza, a orientadora social Alessandra Paula do Amaral e o advogado Tobias de Oliveira Andrade. O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi representado pela coordenadora Andreia Garcia, pela psicóloga Lorrayne S. Holanda e pela assistente social Ana Carolina Cantuária.



Representando o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), participaram a coordenadora Luciana de Oliveira, a assistente social Marcia Abreu e a pedagoga Caroline Baptista. A coordenadora LGBTQIA+, Paula Azevedo, a assistente social Raylane Walker e a entrevistadora social Tayna Macêdo, do CadÚnico, também estiveram presentes. A ONG Amigas da Mama de São Pedro da Aldeia foi representada por Maria de Nazaré Castro, Gilceia Cristina Rosa Pinto e Sandra da Silva Rego. A FIRJAN esteve representada por Fernanda Marques e Joice Mura, indígena da etnia da tribo Mura.