Nesta quinta-feira, 20 de março, Cabo Frio comemora o Dia Mundial da Agricultura, destacando a importância da produção local e da agricultura familiar para a cidade. Mais de 230 famílias estão diretamente envolvidas em atividades rurais, cultivando produtos como aipim, laranja, abóbora, ovos caipiras, leite, alface, cheiro-verde, banana e outros alimentos que abastecem tanto o mercado local quanto o programa de merenda escolar.
Dentre os produtores rurais, cerca de 110 estão integrados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), contribuindo com alimentos frescos e de qualidade para as escolas do município. A parceria entre a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, tem sido fundamental para garantir que os recursos destinados à merenda escolar sejam aplicados diretamente na agricultura familiar.
Venézio Pereira Lopes, avicultor familiar no bairro Florestinha e representante de uma cooperativa que reúne 84 famílias de produtores, das quais 30% pertencem ao município de Cabo Frio, destacou a importância da colaboração entre os agricultores e o poder público para o sucesso dos programas. Ele ressaltou que, em fevereiro de 2025, recebeu autoridades locais, como o secretário de Educação, Alfredo, e o secretário de Agricultura, Wellington, em sua granja, reforçando a relevância de manter estreitos laços entre os produtores e o poder público.
“Esses laços são essenciais para que as políticas públicas realmente cheguem à prática e beneficiem o agricultor familiar. O apoio da Secretaria de Agricultura, com maquinário e assistência técnica, e a inserção dos nossos produtos no cardápio escolar são fundamentais para o crescimento e fortalecimento da agricultura local”, afirmou Venézio.
A produtora Pâmella Amorim, moradora do bairro Angelim, tem uma ligação muito forte com a área rural desde pequena, pois seus pais são produtores rurais. Sempre gostou desse universo e, conforme cresceu, começou a trabalhar junto com o pai na terra, aprendendo e participando do dia a dia da produção rural. Atualmente, sua principal atividade envolve a plantação de cítricos, banana e aipim. Ela também produz quiabo e uma grande variedade de hortaliças, já que a área é rica em água, o que favorece esse cultivo.
“Nossa maior fonte de escoamento da produção é a merenda escolar, fornecida à Prefeitura de Cabo Frio por meio do programa Pnae. Esse programa é muito importante para nós, pois garante que conseguimos vender nossa produção sem a preocupação de depender exclusivamente do mercado convencional”, destacou ela, que é presidente da Associação de Produtores Rurais de Cabo Frio, instituição que tem 40 anos de história e conta com 75 produtores cabo-frienses participantes do Pnae.
O secretário de Agricultura, Wellington Escafura, destacou que “com apoio contínuo e parcerias sólidas, Cabo Frio fortalece sua agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento sustentável e garantindo alimentos frescos e saudáveis para a população, especialmente para as crianças nas escolas”.