A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, apreendeu uma motocicleta com registro de roubo nesta segunda-feira (15/03). O caso aconteceu no Barroco, em Itaipuaçu. Na ação, que contou com a integração do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Guarda Municipal e Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), um homem foi detido.
Após a circulação do veículo ser identificada pelas câmeras inteligentes do Ciosp, um alerta foi emitido para as equipes de campo da Guarda Municipal, que conseguiram abordar a motocicleta. Durante a ação, o condutor da moto não apresentou nenhuma documentação que comprovasse a propriedade do veículo. A verificação no sistema informatizado confirmou a restrição de roubo/furto.
Em seguida, policiais militares em serviço pelo Proeis prestaram apoio aos agentes da Guarda Municipal. O veículo foi recolhido ao pátio da 82ª DP (Maricá). Já o homem foi preso em flagrante pelo crime de receptação e levado para a Central de Flagrantes, a 76 DP (Niterói).
Recuperação de veículos
Atuando em conjunto com o sistema ‘190 Integrado’, resultado de uma parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Segurança Cidadã vem alcançando bons resultados. Apenas em 2025, já foram recuperados 27 veículos, demonstrando a efetividade da imediata da nova ferramenta.
Com análise em tempo real das imagens e da integração com as forças policiais, o 190 Integrado identifica veículos com restrição de roubo ou furto e aciona imediatamente as equipes responsáveis para interceptação e averiguação.
A resposta rápida tem sido fundamental, sobretudo em uma cidade como Maricá, cortada por rodovias importantes — como a RJ-106, RJ-114 e RJ-118 — frequentemente utilizadas por criminosos para fugir ou circular com veículos irregulares.
Centro Integrado de Operações em Segurança Pública
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) tem, atualmente, 721 câmeras espalhadas pelos quatro distritos de Maricá: Sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Dessas, 576 são de CFTV, responsáveis pelo monitoramento, e outras 145 do tipo OCR estrategicamente posicionadas em 64 pontos do município.
O local funciona 24 horas por dia e tem ajudado a solucionar crimes – inclusive em outros estados. Instituições de todo Rio de Janeiro solicitam imagens para solucionar casos. Os pedidos são protocolados por diversas delegacias da região (inclusive especializadas), órgãos de segurança, além de outros departamentos. O Ciosp é integrado com os demais órgãos de segurança, como a Guarda Municipal e policiais da 6ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar (responsável pelo policiamento da cidade).