Na segunda-feira (24), foi realizada a segunda reunião do Comitê de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME) de Cabo Frio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo principal do encontro foi definir a estrutura organizacional do Comitê, incluindo a formação da diretoria e o cronograma de reuniões.
Durante a reunião, Rodolpho Campbell, representante do Grupo Iguais, foi eleito presidente do Comitê, e Gabriella Dias, representante das comunidades quilombolas, foi escolhida vice-presidente. O Regimento da Educação foi definido como o foco prioritário de trabalho do Comitê.
Em sua explanação sobre o Plano Municipal de Educação, o presidente eleito destacou que o PME estabelece metas e estratégias para garantir o acesso a recursos e financiamentos destinados à educação municipal. Ele ressaltou a importância da elaboração de um plano de dez anos alinhado com as diretrizes nacionais e estaduais, compatível com a realidade local.
Como encaminhamento final, foi decidido que a presidência disponibilizará aos membros do Comitê os documentos pertinentes, como o Regimento Interno, o Plano Municipal de Educação vigente, as notas técnicas e outros materiais para análise. Também foi informado que o Plano Nacional de Educação foi prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2025. Após a análise do Regimento, poderão ser formadas comissões temáticas para tratar de conteúdos prioritários do Plano.
O Comitê de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação (PME) é um grupo formado para garantir que as metas e ações relacionadas à educação em Cabo Frio sejam bem planejadas e executadas. O PME define as estratégias que o município deve seguir para melhorar a qualidade do ensino, garantindo acesso a recursos e oportunidades para os alunos. Através do Comitê, a sociedade pode participar ativamente, ajudando a decidir o que é mais importante para a educação da cidade. Isso é essencial para que o município consiga adaptar as diretrizes nacionais e estaduais à sua realidade, promovendo um futuro melhor para as próximas gerações.