O programa Farmacopeia Mari’ká ensinou, neste sábado (29/03), como extrair óleos essenciais de ervas e plantas medicinais e aromáticas. Ao todo, 38 pessoas participaram desta primeira capacitação, voltada a pequenos produtores rurais e demais interessados no assunto.
O Farmacopeia Mari’ká é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) que busca construir uma nova frente econômica no município voltada para a produção de remédios e cosméticos, capacitando os produtores rurais na produção de matéria prima para este setor, atraindo novos empreendimentos industriais.
“Ensinamos sobre o que é um óleo essencial, como é a produção, os cuidados e boas práticas na produção e também demos uma ideia de como é entrar para este setor, falando de investimentos e retorno de você cultivar essas plantas, extrair o óleo e vendê-lo”, explicou o professor Marco André, professor do Instituto de Química da UFRRJ.
Para os agricultores, os cultivos de valor medicinal e cosmético abrem novas oportunidades mais rentáveis que as produções comuns.
“Faço parte de um grupo de produtores comunitários de Cordeirinho e isso é muito positivo porque gera mais valor. Nós estamos formalizando a associação, somos um grupo de famílias com um espaço pequeno de terra. Gerar mais renda do mesmo espaço é sempre melhor”, avaliou Vera Lúcia Escarton, permissionária da Horta Comunitária de Cordeirinho.
O curso “Destilação de óleos essenciais” terá mais duas turmas no primeiro semestre e mais três turmas no segundo semestre de 2025. Informações sobre inscrições serão divulgadas no site codemar-sa.com.br e nas redes sociais da companhia.