Agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento da Guarda Municipal de Maricá, prenderam em flagrante um homem que agredia a ex-companheira na manhã desta terça-feira (25/03). O crime ocorreu na calçada da Casa de Cultura, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro da cidade.
A equipe da ROMU interrompeu a agressão e prestou apoio à vítima, que confirmou que o acusado era seu ex-companheiro. O suspeito foi detido e encaminhado para a 82ª DP (Maricá). Em seguida, ele foi levado para a Central de Flagrantes da 76ª DP (Niterói), onde acabou preso em flagrante.
Grupamento Maria da Penha: proteção e acolhimento às vítimas
A Guarda Municipal de Maricá realiza um trabalho preventivo e de proteção às vítimas de violência doméstica, seguindo a Lei Maria da Penha, que considera crime qualquer forma de abuso — físico, patrimonial, sexual, moral ou psicológico — contra a mulher.
O Grupamento Maria da Penha oferece apoio psicológico, jurídico e social, garantindo um acolhimento humanizado. As vítimas podem solicitar acompanhamento diretamente na Casa da Mulher, localizada na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, 50 – Centro, ou pelos telefones (21) 96809-1516 (Disque Ciosp) e 153 (Guarda Municipal).
Após o primeiro atendimento, as equipes do Grupamento Maria da Penha – que atuam 24 horas – acompanham cada caso de forma contínua, realizando visitas domiciliares e orientações via aplicativo de mensagens.
Em situações de violência física ou sexual, as vítimas são assistidas pelos agentes até a delegacia e, se necessário, encaminhadas para atendimento médico.
A atuação da Guarda Municipal reforça o compromisso de Maricá no combate à violência de gênero, garantindo mais segurança e dignidade às mulheres