28.6 C
Saquarema
sábado, 29 março, 2025

COLABORE

Hérnia de disco: não é o fim do mundo! Descubra como lidar com ela

Na população “30+” hérnia de disco são palavras que já entraram no vocabulário dessas pessoas e, ao mesmo tempo que alguns têm e falam sobre, poucos entendem o que é a hérnia de disco e com isso alguns mitos surgem em cima da falta de conhecimento. Hoje meu objetivo é mostrar sem termos difíceis, para que possa aprender um pouco mais a respeito.

Conforme a OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população possui hérnia de disco¹ e o que isso significa? Significado que se pegarmos 100 pessoas aleatórias andando na rua, dessas cem, oitenta vão ter hérnia de disco. Agora imagino que você está pensando, “Isso não faz sentido, eu não conheço tanta gente assim com hérnia!” e realmente é verdade e isso ocorre porque nem todas as hérnias de disco causam sintomas, muitos podem ter a hérnia e nem fazer ideia que ela esta ali até fazer um exame de imagem.

Mas eu não disse isso para te deixar preocupado, na verdade, justamente pelo motivo oposto, pois mostra que pessoas com hérnias de disco podem levar uma vida normal, claro que pessoas com sintomas devem ter um acompanhamento especializado, por um fisioterapeuta e um ortopedista que o aconselharão no melhor tratamento para o seu caso específico.

Geralmente, após o diagnóstico realizado pelo ortopedista o médico poderá indicar um tratamento medicamentoso. Já com o fisioterapeuta, o tratamento começa com técnicas para diminuir a dor, com exercícios direcionados para regredir os sintomas e sua continuidade é dada com atividades físicas que trabalhem a mobilidade, o alongamento e o fortalecimento, evitando assim cirurgias. 

Exercício de ponte
Mulher fazendo o exercício de elevação pélvica no Pilates.

Um estudo de seis semanas feito pelo Taspinar em 2023, mostrou que o Pilates, realizado três vezes na semana, com exercícios específicos, foi capaz de reduzir a dor e a incapacidade, melhorando a qualidade de vida².

Referências:

NEITZKE, F. 8 em cada 10 pessoas em todo o mundo que sofre de hérnia de disco, aponta OMS . Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/8-em-cada-10-pessoas-em-todo-o-mundo-sofrem-de-hernia-de-disco-aponta-oms/>. Acesso em: 25 mar. 2025.

Taşpınar G, Angın E, Oksüz S. The effects of Pilates on pain, functionality, quality of life, flexibility and endurance in lumbar disc herniation. J Comp Eff Res. 2023 Jan;12(1):e220144. doi: 10.2217/cer-2022-0144. Epub 2022 Dec 1. PMID: 36453667; PMCID: PMC10288967.

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux