Com o objetivo de promover a limpeza das areias e conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado de resíduos, pesquisadores do Lagoa Viva — iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) — participaram da quarta edição do Clean Up Bay. A ação foi realizada no último sábado (22/03), na Praia de Itaipuaçu, em Maricá.
Ao todo, quase 90 Kg de resíduos descartados inadequadamente foram coletados pelos voluntários.
“A participação dos voluntários do projeto Lagoa Viva no evento de limpeza de praia é fundamental para o sucesso da iniciativa e para a preservação do nosso ecossistema costeiro, fortalecendo o senso de responsabilidade coletiva em relação ao meio ambiente e promovendo a união da comunidade em prol de um objetivo comum”, afirmou Juliana Assis, doutoranda do Lagoa Viva e coordenadora de pesquisa do Projeto UÇÁ, um dos responsáveis pelo evento.
Em Maricá, cerca de 100 voluntários participaram da ação. Além dos pesquisadores do Lagoa Viva, também estiveram presentes pessoas que se inscreveram, colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Maricá, participantes do Projeto SIG@S Maricás e do grupo de bodysurf do Recanto. Após a coleta, realizou-se a triagem do material, que foi classificado, registrado e pesado.
Essa é a segunda participação da cidade no evento. Em 2024, a ação aconteceu na Orla do Boqueirão. Este ano, a data escolhida foi em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Clean Up Bay
Inspirada no Clean Up Day — Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias —, a ação tem o objetivo de ampliar os resultados por meio do trabalho em rede, com foco nas regiões que carecem de ações efetivas de coleta de resíduos.
A iniciativa é organizada pela Rede de Conservação Águas da Guanabara (REDAGUA), com parceria da Petrobras — Coral Vivo, Guapiaçu, Meros do Brasil e UÇÁ — por meio do Programa Petrobras Socioambiental (PPSA).
Além de Maricá, a ação aconteceu simultaneamente na Praia do Flamengo (Aterro), São Gonçalo (Praia das Pedrinhas), Cachoeiras de Macacu (Poço do Valério), Niterói (Charitas) e Tanguá (Rio Caceribu). O total de resíduos coletados em todos os pontos foi de 679,87 Kg.