A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar um novo espaço verde: o Parque Municipal Natural Perilagunar da Lagoa do Camorim. Localizado no Complexo Lagunar da Barra e Jacarepaguá, o parque foi oficialmente aprovado pela Câmara Municipal após a rejeição do veto da Prefeitura ao Projeto de Lei 3070/2024. A matéria segue agora para promulgação.
A proposta, idealizada pelo biólogo Mario Moscatelli e apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD), em conjunto com outros parlamentares, tem como objetivo principal preservar o manguezal da Lagoa do Camorim — atualmente em processo de degradação por conta do assoreamento.
Preservação ambiental e turismo ecológico
O novo parque tem como missão promover a conservação da biodiversidade local, que inclui espécies como jacarés, capivaras e diversas aves. Além disso, busca incentivar o turismo sustentável, a educação ambiental e contribuir para a mitigação das altas temperaturas na região.
Como contrapartida da concessão estadual de exploração do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, a concessionária Iguá está realizando obras de dragagem na região, o que deve recuperar o ecossistema e permitir, inclusive, o retorno do transporte aquaviário.
Importância ecológica e comunitária
A criação do Parque Natural Perilagunar representa um avanço significativo na política ambiental carioca. O espaço será uma nova alternativa de lazer ecológico e contemplativo para moradores e visitantes da Zona Oeste, ao mesmo tempo em que protege um dos últimos remanescentes de manguezal da cidade.
Participe da discussão! Você acredita que a criação de novos parques urbanos pode ajudar a melhorar a qualidade de vida no Rio? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe essa notícia com seus amigos e familiares. Seja a voz do seu município: envie sugestões de pautas e fatos da sua localidade para o nosso WhatsApp!
Editorial Conexão Lagos
Whatsapp: 21 97949-0675