Com o objetivo de preparar os alunos da rede municipal de ensino para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia deu início ao Projeto Simulado SAEB. A aula inaugural contou com a participação dos estudantes do 5º ano da E.M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro. A iniciativa é realizada pelo Núcleo Tecnológico Educacional Municipal (NTEM) e as aulas acontecem na sede da Secretaria de Educação.
Na oportunidade, os alunos realizaram provas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os conteúdos são elaborados pela Coordenação Pedagógica da pasta, garantindo alinhamento com as competências exigidas pelo SAEB.

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, comentou sobre a iniciativa. “É com entusiasmo que damos continuidade ao Projeto Simulado SAEB 2025, iniciado no ano passado. Nosso objetivo é preparar os alunos para o SAEB de maneira inovadora, utilizando simulados gamificados para tornar o aprendizado mais dinâmico. O projeto visa melhorar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, além de desenvolver habilidades como interpretação de texto e raciocínio lógico. Estamos comprometidos em acompanhar os resultados, formando cidadãos preparados para os desafios do futuro”, declarou.
O projeto Simulado SAEB tem como objetivo aumentar a pontuação média dos alunos em interpretação de texto, impulsionar o crescimento no número de alunos que acertam questões de álgebra, geometria e interpretação de gráficos e, também, elevar o desempenho geral do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Serão realizados simulados semanais até outubro de 2025.


O coordenador do NTEM, Mário Márcio, ressalta que a tecnologia e humanização caminham juntas e explica como o uso de ferramentas avançadas ressalta este lado da equipe. “Acreditamos que a inovação tecnológica só faz sentido quando está a serviço das pessoas, criando conexões reais e significativas. Por isso, priorizamos soluções que não apenas resolvam problemas, mas também inspirem, engajem e transformem vidas. Utilizamos ferramentas avançadas, como gamificação e plataformas interativas, para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. No entanto, nunca perdemos de vista o lado humano. Cada projeto é pensado com cuidado, considerando as necessidades, emoções e experiências de quem vai utilizá-lo. Queremos que a tecnologia seja uma ponte, não uma barreira, aproximando pessoas e fortalecendo relações”, afirmou o coordenador.