A Prefeitura de Cabo Frio assumiu, nesta sexta-feira (28), a presidência do Consórcio Intermunicipal Lagos São João para o biênio 2025-2027. A cadeira pertencente ao município será ocupada pelo secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, representante da cidade no Consórcio.
A chapa única foi eleita por aclamação, com 35 votos a favor e duas abstenções. A diretoria eleita também é composta pelos representantes da Prefeitura de Araruama na vice-presidência (Ana Paula Rodrigues) e do Instituto de Pesquisas e Educação para o Desenvolvimento Sustentável na secretaria-geral (Dalva Mansur).
Também assumiram os diretores dos subcomitês da Lagoa de Araruama (Roni Ribeiro), da Lagoa de Saquarema (Sheila Moreira), do Rio Una (Breno Bento) e do Rio São João (Gilton de Lima).
Diante dos representantes do poder público e da sociedade civil que compareceram ao auditório da Prefeitura de Cabo Frio, o novo presidente do Consórcio se comprometeu a manter um diálogo constante com todos os segmentos sobre as questões referentes à Bacia Hidrográfica Lagos São João.
“A gente vai abrir o diálogo com todos por uma construção única. São vários problemas, não podemos errar mais. É um desafio muito grande”, destacou Jailton Nogueira.
O Consórcio Intermunicipal Lagos São João foi criado em 1999 com a missão de promover políticas públicas de forma compartilhada entre o Governo do Estado e os 13 municípios consorciados. Desde 2012, a entidade também atua como parte do Sistema Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos, no papel de Entidade Delegatária, com funções de agência de água, atendendo ao Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e ao Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras.



