Olá, Seja bem vindo (a). A coluna Verde Vida.

Ser colunista no Conexão Lagos, um portal de grande importância e valor,  me deixa feliz e genuinamente grata por poder compartilhar e inspirar leitores ao amor pelas plantas.

É gratificante e me deixa mais motivada saber que estaremos juntos (a), a cada informação fazendo a diferença, trazendo vida e beleza. Funcionando muitas vezes como uma terapia. “A plantoterapia, envolve cultivar plantas em casa proporcionando diversos beneficios na qualidade de vida e saúde”. É importante ter atenção na hora da escolha da sua planta, cuidados devem ser diferentes dependendo de cada espécie. Se você está começando na jardinagem, aqui estão algumas dicas para te ajudar.

🌿 Escolha o local, verifique a quantidade de luz solar que seu espaço recebe. Algumas plantas necessitam de sol pleno e outras, de sombra e meia sombra.

🌿 Comecem com plantas fáceis de cuidar, verifique se elas se adaptam ao clima da sua região.

🌿 Cuide do solo ou do substrato do vaso, certifique se está com uma terra vegetal boa e uma drenagem eficiente para que não apodreça a planta.

🌿 Não exagere na água, algumas plantas preferem solo mais seco e outras como as samanbaias, que iremos abordar no próximo bate papo, mais umidade.

Anúncio

🌿 Você precisa de algumas ferramentas básicas, como pá pequena, uma tesoura boa que fique só para as plantas, regador, burrifador e luvas de jardinagem.

🌿 Paciência. Se você não ver resultados imediatos, continue cuidando das plantas. Cuidar das verdinhas aumenta sua criatividade, acalma a alma e a mente e diminui a ansiedade.

Dica Verde Vida do dia 🍃 Uma planta de flor para cultivar no outono.

Azaléia

Foto: Patricia Guardião

 

As Azaléias, com várias cores exuberantes são maravilhosas. Ficam lindas em vasos, jardineiras, ou isoladas no jardim. Gostam do sol do inverno, aquele sol mais fraco. Seu solo necessita de um substrato de floricultura, caso você não tenha pode ser uma parte de terra de jardim e a outra de esterco de origem animal. A azaléia gosta de solo ácido, não é preciso fazer nenhuma correção de solo, aplicar como adubo , humos de minhoca. Para sua drenagem, sugiro colocar no fundo do vaso, argila expandida e sobre a argila um pedaço de manta de drenagem ou qualquer material sintético para evitar que se perca a terra.  Podemos colocar areia grossa junto com o substrato, para que o solo não fique compacto. Sua terra deve estar levemente úmida, só irá regá-lá quando sua terra estiver seca ao toque. Evite molhar as flores. Cuide com amor e ela te encantará com muitas flores.

Atenção no local que irá plantar, ela é tóxica , cuidado com os pets e crianças.

Você tem plantas em casa?  E se você começasse hoje?

Poderia ser um pequeno vaso em um local com luminosidade no  trabalho, no banheiro ou na sua sala, já faria diferença. Qual é a sua favorita? Me conta nos comentários!

Agradeço ao redator chefe, Luis Camões, pelo convite para fazer parte dessa equipe.

Abraços a todos! até o nosso próximo papo.

Aguardo também vocês por lá. @patriciaverdevida   “Dúvidas e sugestões”.

Autor