A maior campanha de castração gratuita já realizada em Cabo Frio foi concluída com resultados expressivos: ao todo, 4.386 cães e gatos foram atendidos pelo mutirão do projeto Castra+Rio, em parceria com a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Proteção Animal. Desse total, 2.397 castrações ocorreram no distrito de Tamoios, e o restante no bairro São Cristóvão, no primeiro distrito. O projeto encerrou os atendimentos no sábado (26), após 45 dias na cidade.
A equipe técnica foi composta por seis médicos-veterinários e dois técnicos em enfermagem, garantindo um atendimento seguro e completo. O serviço foi organizado por agendamento, conforme o tipo e porte dos animais. Além da cirurgia, os tutores receberam orientações pós-operatórias, medicação e o animal foi microchipado, promovendo mais controle e segurança.
Para a superintendente do Canil Municipal, Fenela Assed, a campanha foi um marco na política pública de proteção animal em Cabo Frio.
“Superamos todas as expectativas, especialmente em Tamoios, onde registramos o maior número de atendimentos. A adesão da população foi fundamental. Encerramos essa etapa com a certeza de que estamos avançando na construção de uma cidade mais consciente e responsável com os animais”, afirmou.
A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Queiroz, com execução da Sociedade Niteroiense Protetora dos Animais (Sonipa), responsável técnica pelo projeto. Agora, a ação — que é itinerante — seguiu para o município de Araruama.