23.9 C
Saquarema
quarta-feira, 23 abril, 2025

COLABORE

CEREST abre inscrições para “Encontro Regional em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Baixada Litorânea”

No próximo dia 30 de abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST BL), sediado em Cabo Frio, realizará o “Encontro Regional em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”, evento que integra o movimento “Abril Verde”, voltado à conscientização de empresas e da população sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho. O encontro, aberto a trabalhadores de nove municípios, reunirá um ciclo de palestras a partir das 9h, no Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo.

A realização do seminário conta com o apoio dos setores de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISATs) de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Cabo Frio. A participação no evento, que possui vagas limitadas, pode ser feita por meio deste link.

“O principal objetivo do ‘Movimento Abril Verde’ e de eventos como este do dia 30 é sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis”, explicou o coordenador do CEREST BL, John Freitas.

Programação das palestras

  • 9h às 10h – Tema: “Notificações como instrumento para a melhoria do planejamento das ações em Saúde do Trabalhador”
    Palestrante: Erika Coelho – engenheira ambiental e sanitarista, técnica em Saúde do Trabalhador
  • 10h às 11h – Tema: “A importância e o fortalecimento das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs)”
    Palestrante: Dani Moretti – especialista em Saúde, Trabalho e Direito pela Fiocruz; conselheira estadual pelo segmento de usuários; representante da CTB-RJ (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; representante da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária do Governo Federal
  • 11h às 12h – Tema: “Saúde mental: os desafios dos dias atuais no ambiente de trabalho”
    Palestrante: Maria Christina Rodrigues Menezes – médica do trabalho e psiquiatra; pesquisadora; autora e consultora em temas como inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, medicina do trabalho em ambiente onshore e offshore e a relação do fazer laborativo com distúrbios do sono, realidade virtual, estresse e ansiedade; ativista em Saúde e Segurança nas escolas

A sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST BL) fica na Rua I, lote 16, quadra 24, número 36 – bairro Parque Burle, em Cabo Frio. Outras informações sobre o Encontro Regional podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Serviço:

Encontro Regional em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Baixada Litorânea

Data: 30/04 (quarta-feira)
Horário: A partir das 9h
Local: Centro Cultural Manoel Camargo (Av. da Liberdade, s/n – Centro, Arraial do Cabo)

Doenças relacionadas ao trabalho afastaram 470 mil pessoas em 2024

O dia 28 de abril é o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho, em 2003, em homenagem a 78 funcionários mortos durante uma explosão fatal em uma mina no Estado da Virgínia (EUA), em 1969.

Em consonância com essa data, foi criado o movimento “Abril Verde”, que visa, sobretudo, a promoção de iniciativas seguras e eficazes para a proteção dos trabalhadores, tanto no aspecto físico quanto mental. Infelizmente, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, órgão vinculado ao Ministério Público do Trabalho, o Brasil está entre os países com maior número de acidentes de trabalho e mortes decorrentes deles.

No que diz respeito à saúde mental, doenças relacionadas ao trabalho, como depressão e ansiedade, foram responsáveis por mais de 470 mil afastamentos de trabalhadores em 2024, conforme dados do Ministério da Previdência Social (MPS). Esse número serve como alerta, indicando um preocupante crescimento de 68% em comparação com 2023.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux