22.9 C
Saquarema
segunda-feira, 7 abril, 2025

COLABORE

Da terra à mesa: alimentos do Inova Agroecologia ganham destaque em receitas preparadas por chef da Rota Gastronômica de Maricá


Foto: Leonardo Fonseca

As mini morangas e o aipim Manoel Ribeiro, cultivados pelo projeto Inova Agroecologia Maricá, foram protagonistas de receitas deliciosas elaboradas pelo chef de cozinha e presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, na última sexta-feira (04/04), no Restaurante do Alexandre. O objetivo é estreitar a parceria entre o projeto Inova Agroecologia Maricá e a Rota Gastronômica de Maricá, valorizando a produção rural,  integrando a agricultura familiar  e fortalecendo a economia criativa da cidade.

No almoço, foram servidos três receitas dentro da mini moranga: moqueca de camarão, camarão aos quatro queijos e camarão com queijo gorgonzola. O aipim Manoel Ribeiro também foi utilizado para a elaboração de dadinhos de tapioca com aipim.

Para experimentar os pratos, estiveram presentes o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre Almeida; o representante da Secretaria Agricultura e Pecuária, Yuri Pires; o coordenador do projeto Inova Agroecologia, João Araújo e o presidente do Maricá Convention and Visitors Bureau, Paulo Santos. O Inova Agroecologia Maricá é idealizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

“O Inova é um projeto que, como o nome disse, vem inovando tudo aquilo que precisamos fortalecer em nossa cadeia produtiva do turismo na cidade. Maricá vem procurando alternativas, não só no sol e praia.  Então, esse projeto vai ampliar muito a nossa base. Vamos começar agora um período de baixa temporada de turistas na cidade, que começa em abril e vai até setembro. Nesse período conseguimos fazer os eventos geradores de fluxo e contamos muito com o Inova para fortalecer esse trabalho e também ativar o turismo rural”, analisou o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre Almeida.

O Horto da Agrobiodiversidade do Inova Agroecologia Maricá fica localizado na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, administrada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária de Maricá. O representante da secretaria, Yuri Pires, lembrou que o secretário Wagner Soares está trabalhando no fortalecimento da agricultura familiar.

“É muito importante para agricultura familiar de Maricá esses alimentos que são cultivados no Inova, queremos conseguir que essas espécies cheguem a mais pessoas na cidade. Estamos à disposição para ajudar nesse trabalho”, disse Yuri.

Sobre os alimentos

O cultivo das mini morangas nas estufas do projeto é realizado de forma sustentável, sem o uso de agrotóxicos. Elas têm sabor adocicado e textura macia, sendo, assim, uma excelente opção para diversas receitas.

Já o aipim Manoel Ribeiro é uma variedade do alimento resgatada pelo projeto Inova Agroecologia Maricá. Era cultivada em toda região de Maricá desde a década de 50, mas foi sendo perdida com o passar do tempo. O projeto multiplicou  as ramas dessa variedade de aipim e distribuiu para os agricultores de Maricá, como forma de garantir a preservação do tubérculo.

“A planta do aipim possui caules grossos e são muito produtivas, alcançando cerca de 40Kg por planta. É um aipim de cozimento fácil e com a vantagem que mesmo após um ano, ainda pode ser colhida para mesa. Já as minis morangas geralmente são utilizadas em uma gastronomia mais sofisticada, por isso, elas têm muito potencial nos eventos gastronômicos aqui da cidade. A parceria do Inova com a Rota Gastronômica estimula os agricultores da cidade a produzirem esses alimentos, já que eles sabem que vão encontrar comercialização em Maricá”, analisou o coordenador do Inova Agroecologia, João Araújo.

Festivais gastronômicos

O chef de cozinha e presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, adiantou que os produtos do Inova Agroecologia estarão nos próximos festivais da cidade.

“Esses alimentos têm uma qualidade muito boa, o que é muito importante para nós, chefs. Queremos que eles já façam parte do nosso festival de inverno, em julho”, contou Alexandre.

Um dos parceiros dos eventos de gastronomia na cidade, o presidente do Maricá Convention and Visitors Bureau, Paulo Santos, lembrou que é importante fazer essa integração entre turismo, gastronomia, agricultura e hotelaria.

“É preciso somar forças. Estamos muito animados com todas as parcerias, felizes com esse momento e com as possibilidades que ele nos demonstra”, finalizou Paulo.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux