26.9 C
Saquarema
segunda-feira, 14 abril, 2025

COLABORE

Fórum do Conselho Municipal de Assistência Social elege conselheiros representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal de Assistência Social de São Pedro da Aldeia (CMAS) elegeu, nesta semana, os novos conselheiros representantes da sociedade civil no biênio 2025/2027. A representação foi definida durante o Fórum de Eleição, realizado no Polo CEDERJ. Foram eleitas as entidades Aldeia da Infância Feliz, Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA) e a Casa de Apoio Sementes do Amanhã. Caroline Barcellos Ferreira e Ana Lúcia de Azevedo Correa serão as representantes dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enquanto Cleuza de Fátima Alves Pinheiro e Roberto dos Santos representarão os usuários do SUAS.

A presidente do CMAS, Edilar Maria da Silva Santos, falou sobre o trabalho do conselho. “Foi um momento muito importante e significativo para o conselho e município. Tive a oportunidade de aprender e conhecer muitas pessoas durante este mandato de trabalho, como presidente. Foi um desafio e aproveito para agradecer a todos os conselheiros que têm estado comigo nesta jornada e, especialmente, agradeço à administrativa Ágata, a secretária executiva Rosimar e a Comissão Eleitoral do Fórum de Eleição, que trabalharam incansavelmente para que pudesse acontecer este fórum”, comentou.

A secretária executiva do CMAS, Rosimar Merodio, também agradeceu o empenho de todos para a realização do Fórum. “Agradeço a todos da sociedade civil que participaram das eleições para os novos conselheiros do CMAS, para o exercício 2025/2027. Agradeço às entidades, trabalhadores e usuários do SUAS, que compareceram e defenderam suas respectivas vagas no CMAS. A votação ocorreu com total transparência dando oportunidade a todos de se posicionar, tirar dúvidas e, desta forma, já contamos com os novos conselheiros que serão empossados no dia 03 de julho, às 10h, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, durante a solenidade de abertura da 15ª Conferência Municipal da Assistência Social de São Pedro da Aldeia”, declarou.

Usuária do SUAS, Cleuza de Fátima Alves Pinheiro falou sobre a experiência de participar do processo. “Participar do Fórum Eleitoral do CMAS foi uma experiência única. Ser eleita conselheira é de grande importância para a sociedade, para lutarmos juntos, garantindo aos usuários do SUAS que a sua voz seja ouvida”, afirmou.
Também participaram do encontro a vice-presidente do CMAS, Denise Campos, e as representantes do setor administrativo dos Conselhos, Ágata Acioly, da Secretaria de Saúde/Comissão Eleitoral, Jaqueline Paula de Souza Fernandes, além da conselheira SASDH/ Comissão Eleitoral, Luana Barros, e diversos representantes da sociedade civil organizada.

SOBRE O FÓRUM – O Fórum de Eleição das Organizações da Sociedade Civil é um espaço democrático onde as entidades e organizações que atuam na área de assistência social, como ongs, associações e fundações, se reúnem para eleger seus representantes no Conselho Municipal de Assistência Social. Estes representantes desempenham um papel fundamental, trazendo a visão da sociedade civil para o conselho, auxiliando no planejamento, na fiscalização e na avaliação de políticas públicas de assistência social no município, de forma a garantir que as decisões não sejam apenas governamentais.

Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux