26.9 C
Saquarema
quarta-feira, 16 abril, 2025

COLABORE

Hospital Municipal Conde Modesto Leal recebe estudantes para internato do curso de medicina


Foto: Julio Silva

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, retornou na segunda-feira (07/04) com o internato de estudantes de Medicina no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, uma etapa obrigatória e essencial da formação dos graduandos. Durante dois meses, seis alunos que cursam o último período na Universidade Estácio de Sá permanecerão no local, aprendendo e vivenciando a prática profissional na principal unidade de Urgência e Emergência do município.

O internato é um estágio obrigatório para a conclusão do curso de Medicina e é oferecido no hospital através de uma parceria, firmada entre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde da secretaria (NEPS) e a universidade credenciada. Com isso, a formação dos estudantes é potencializada com o entendimento do funcionamento da rede municipal de saúde, seus diversos setores e serviços oferecidos.

Além disso, nessa fase, os estudantes aplicam conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolvendo habilidades clínicas e aprimorando a tomada de decisões sob supervisão de profissionais experientes.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, pontuou que integrar prática profissional e compartilhamento de conhecimentos é fundamental para os médicos em formação.

“Investir na prática profissional é essencial para qualificar os futuros médicos do município e estamos empenhados nesta iniciativa. Com o internato no Hospital Conde Modesto Leal, os estudantes podem verificar como funciona a principal unidade de Urgência e Emergência da cidade, além de entender a amplitude do cuidado. Seguiremos ampliando ações como essa”, ressaltou.

O diretor médico do Hospital Conde Modesto Leal, Thiago Sugimoto, destaca que o internato é um diferencial para a compreensão aprofundada da rotina hospitalar e do trabalho em equipe multidisciplinar, preparando os alunos para os desafios da profissão.

“Para o hospital, a presença dos internos é extremamente benéfica, pois eles colaboram nas atividades assistenciais, trazendo novas perspectivas e contribuindo para um atendimento mais humanizado e eficiente aos pacientes. Essa integração fortalece o compromisso da instituição com a educação médica e a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade”, ressaltou.

Hospital recebe melhorias

O Hospital Municipal Conde Modesto Leal é a principal porta de entrada para atendimentos de Urgência e Emergência no município, funcionando 24 horas na região central. Para tornar o espaço ainda melhor, a unidade passa por um processo de reestruturação com o intuito de qualificar os serviços oferecidos, atender às novas demandas oriundas do crescimento populacional da cidade e fortalecer a humanização no acolhimento aos pacientes.

Entre as melhorias no local, estão: ampliação da emergência; expansão da sala de medicação, que passará de 7 para 17 poltronas; abertura de um novo consultório médico; e a ampliação da recepção e da área de espera. Além disso, a atual Unidade de Pacientes Graves (EPG) será transformada em um Centro de Terapia Intensivo (CTI) completo, elevando o padrão de cuidado intensivo no local, e o setor de psiquiatria será totalmente reformado, com previsão de entrega para o segundo semestre.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux