Representando o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, o vice-prefeito João Maurício de Freitas participou no Irã, Oriente Médio, da Reunião de Direção da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+, grupo de países emergentes membros do BRICS e outros que se juntaram ao bloco.
Durante o discurso, o representante maricaense convidou as lideranças presentes para participar da primeira Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios dos BRICS+, marcada para os dias 26 a 28 de maio, em Maricá. O evento integra, pela primeira vez, a agenda oficial da Presidência dos BRICS em 2025, sob coordenação brasileira. O termo é um acrônimo que reúne as iniciais dos países de economia emergente que fazem parte do grupo.
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) – presidida pelo prefeito Washington Quaquá – vem exercendo papel fundamental no diálogo com a presidência do BRICS, ocupada atualmente pelo Brasil. O objetivo é posicionar o grupo como o espaço para representação de governos locais dentro das instituições dos BRICS. O diretor executivo da instituição, Eduardo Tadeu Pereira, representou a presidência da associação.
A reunião foi marcada por propostas de cooperação internacional e fortalecimento dos governos locais. O vice-prefeito destacou que a participação das cidades no processo de construção das políticas multilaterais é essencial, pois “os desafios enfrentados pela população mundial nascem e são resolvidos nas cidades”.
Na assembleia em Maricá, será elaborado um documento com propostas e prioridades dos municípios, que será destinado aos presidentes e primeiros-ministros dos países-membros. João Maurício defendeu que a cooperação entre cidades emergentes pode ser um instrumento poderoso para enfrentar os desafios do sistema multilateral, atualmente sob tensão.
“As cidades do mundo todo têm muito a contribuir para as negociações internacionais. Nas cidades que enfrentamos os desafios relacionado à vida da nossa população, que descobrimos as soluções para os mais complexos problemas das nossas sociedades. Além disso, os governos locais estão acostumados a trabalhar em colaboração, ensinando e aprendendo uns com os outros”, afirmou João Maurício.
Políticas públicas de sucesso
Ainda durante o discurso, o vice-prefeito ressaltou os avanços sociais promovidos em Maricá desde o primeiro mandato de Washington Quaquá, em 2009. A cidade se tornou referência no Brasil em políticas públicas inovadoras, como o transporte gratuito, a moeda social Mumbuca e o programa Passaporte Universitário.
“Maricá é uma cidade que cuida, que transforma, inspira. Temos investido em programas que melhoram a qualidade de vida da população, com um olhar atento aos temas que mais afetam as populações em situação de vulnerabilidade em nossas cidades: a fome, a saúde, a educação, a segurança pública e a cultura”, disse.
A reunião em Teerã reuniu lideranças municipais de países do BRICS e seus parceiros, fortalecendo o papel das cidades no cenário internacional e preparando o terreno para uma nova fase de protagonismo local nas decisões globais.