22.9 C
Saquarema
segunda-feira, 7 abril, 2025

COLABORE

Município do Rio inicia a utilização de Inteligência Artifical (IA) em câmeras da cidade para aprimorar a operação

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) avança na implantação de Inteligência Artificial nos processos de operação da cidade. A grande novidade utilizada pelos técnicos do equipamento público nas últimas semanas é o monitoramento de cinco túneis do munícipio com o auxílio da nova tecnologia. As câmeras instaladas no Santa Bárbara, Zuzu Angel, Túnel Novo Túnel Velho e Rebouças ganharam a função de IA com uma detecção capaz de enviar um alarme para os operadores caso alguma ocorrência fuja do trânsito considerado normal para cada horário do dia. Com isso, a Inteligência Artificial dispara um alerta para os operadores caso ocorra congestionamentos, acidentes, enguiços mecânicos ou qualquer evento atípico nessas galerias.

“Trata-se de um projeto que nós vamos levar para os 23 túneis da cidade. O auxílio dessa tecnologia nos permite atuar com mais celeridade e impedir grandes congestionamentos provocados por um simples enguiço. Como ponto curioso, vale destacar que algumas vezes o sistema nos alarma um veículo na contramão, mas, quando checamos, trata-se de uma bicicleta circulando na área de pedestre. Isso mostra que o sistema verdadeiramente está funcionando. Não há como gerir uma cidade sem IA. Eu acredito se tratar de uma tecnologia que chegou para revolucionar a sociedade”, explicou o chefe-executivo do COR-Rio, Marcus Belchior.

Mais de 100 câmeras do Rio já estão utilizando essa funcionalidade de IA. A mesma ferramenta também já está disponível, em caráter de teste, nas seguintes vias especiais: Avenida Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Niemeyer, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Avenida Pastor Martin Luther King Júnior, Avenida das Américas e Avenida Dom Hélder Câmara.

Outras funcionalidades ajudam na operação de cidade:

Além da nova ferramenta, o COR-Rio já faz uso de algumas funcionalidades de Inteligência Artificial para fazer cálculos de fluxo de veículos e para monitorar vias que dão acesso ao município. Centenas de câmeras já contam com a funcionalidade de contagem de veículos, o que permite aos técnicos estruturar planejamentos de acordo com o volume de carros em cada um dos períodos do dia.

“É possível saber, por exemplo, quantos carros passam pela Avenida Ministro Ivan Lins, na Barra, em cada hora do dia. E eu consigo saber quantos desses veículos são caminhões, veículos de passeio, motocicletas e ônibus”, acrescentou Belchior.

Essa ferramenta é muito utilizada para elaborar os planejamentos das partidas de futebol. “Com esses dados em mãos, eu consigo saber se uma via vai suportar o desvio de trânsito sugerido pela CET-Rio”, completa o chefe-executivo.

Além disso, a funcionalidade de leitura de placas foi implementada em todas as câmeras instaladas nas vias de entrada da cidade. Com isso, é possível cadastrar informações de todos os veículos captados pelas imagens. No entanto, o foco principal é a frota não emplacada na cidade, mas que circula pelo município do Rio. Essas informações geram relatórios e ajudam o COR-Rio a aprimorar protocolos, além de nos ajudar no cálculo de população flutuante. Vale lembrar que o Rio possui mais de 3.900 câmeras instaladas e também faz o uso de imagens de radares (fiscalização eletrônica – mais de 1.500) para captar essas informações.

Fonte: Centro do Operações Rio

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux