“Devido à gravidade de algumas imagens, optamos por compartilhar apenas aquelas que consideramos adequadas ao nosso público, evitando cenas desnecessárias com requintes de crueldade.”
Uma denúncia anônima levou as autoridades de Arraial do Cabo a uma chocante descoberta no bairro Canaã. A Polícia Civil, em parceria com a Secretaria de Ambiente e Saneamento do município, deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação Liberandum, com o objetivo de combater práticas de maus-tratos contra animais. A ação foi desencadeada após imagens enviadas por moradores denunciarem um local insalubre, onde procedimentos clandestinos envolvendo animais eram realizados de forma cruel e negligente.
As investigações começaram na segunda-feira (28), com uma abordagem discreta de agentes à paisana. Como não houve sucesso na primeira tentativa, um mandado judicial foi expedido e a segunda fase da operação foi iniciada às 6h da manhã do dia seguinte. No local, as autoridades confirmaram as suspeitas: o responsável foi preso em flagrante e encaminhado à 132ª Delegacia de Polícia, onde responderá pelos crimes conforme prevê a legislação.
Onze (11) animais foram resgatados com vida — seis cães e quatro gatos — e encaminhados para atendimento veterinário. No entanto, a situação no interior da residência era ainda mais grave: carcaças de animais mortos foram encontradas dentro de um freezer. A perícia técnica foi acionada para análise detalhada do local, que foi interditado até o encerramento das investigações.
A operação contou com o apoio do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (GOPAM), da Secretaria de Segurança Pública por meio do PROEIS, e do veterinário Vinicius Fenizola. A equipe de fiscalização foi comandada pelo secretário do Ambiente, Pedro Henrique Corrêa.
Maus-tratos a animais é crime previsto na Lei nº 9.605/1998, com pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Já em casos que envolvem cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 prevê reclusão de dois a cinco anos.
Denuncie!
A Prefeitura de Arraial do Cabo orienta que denúncias de crimes ambientais sejam feitas pelo WhatsApp: (22) 99936-1255 ou diretamente na delegacia mais próxima. Também é possível registrar boletins pelo telefone: (22) 98113-6585.
Conexão Lagos reforça seu compromisso com o bem-estar animal e a proteção ambiental na Região dos Lagos.
Você viu algo semelhante na sua cidade? Envie vídeos, denúncias e pautas para o nosso WhatsApp e ajude a dar voz aos animais e ao seu município.
Editorial Conexão Lagos
Whatsapp: 21 97949-0675