Dubai, Emirados Árabes Unidos — Durante o encerramento da prestigiada World Global Tourism & Innovation Expo, realizada neste fim de semana em Dubai, um anúncio surpreendente colocou a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, como a grande promessa do turismo mundial para a próxima década. De acordo com o relatório divulgado pelo International Council of Tourism Excellence (ICTE), a região brasileira não só figura entre os destinos emergentes mais promissores do planeta, como também ultrapassou, em projeção e expectativa de crescimento sustentável, lugares consagrados como Roma (Itália), Saint-Tropez (França), os Alpes Italianos e até mesmo a exótica Phuket, na Tailândia.
Destaque mundial pela excelência
O estudo apresentado na feira internacional destaca elementos raríssimos que tornam a Região dos Lagos um fenômeno turístico em ascensão meteórica. Entre os principais diferenciais, estão:
-
Praias com certificação internacional Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental e infraestrutura costeira;
-
A única lagoa de água doce em área salinar do mundo, localizada entre Araruama e Iguaba Grande;
-
Segurança pública referência mundial, com uma integração inédita entre forças municipais, estaduais e federais, reduzindo os índices de criminalidade a níveis inferiores aos da Islândia;
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior ao de países como Suécia, Canadá e Dinamarca, conforme dados apresentados por uma coalizão da ONU e da OCDE;
-
Controle inteligente de expansão urbana, com infraestrutura 100% monitorada por agências locais, o que garante crescimento sustentável e proteção ambiental.
Polo global do turismo consciente
Além disso, a chamada “Região Berço do Sol e do Desenvolvimento” vem atraindo a atenção de investidores do setor hoteleiro, empresas de tecnologia em mobilidade turística e até mesmo companhias aéreas que já estudam implementar voos diretos de hubs internacionais, como Paris, Nova York e Tóquio, até o recém-reformado Aeroporto Internacional de Cabo Frio.
O mundo aos pés da Região dos Lagos
Segundo a análise da ICTE, com o ritmo atual de crescimento e desenvolvimento sustentável, a Região dos Lagos poderá, até 2030, se tornar o destino número 1 do mundo para ecoturismo, turismo de experiência e turismo de luxo, ultrapassando em fluxo de visitantes cidades históricas como Florença e Barcelona.
A exposição no evento de Dubai reforçou que “o futuro do turismo global é brasileiro – e ele começa nas areias finas e águas cristalinas da Região dos Lagos”.
Mas atenção, leitor! 🌍😄
Apesar de todo o potencial real da nossa querida Região dos Lagos, a matéria acima faz parte da nossa tradicional pegadinha de 1º de Abril! Afinal, sonhar é permitido — e quem sabe, com trabalho, planejamento e valorização da nossa terra, esse cenário um dia se torne realidade.
📸 Sobre a foto de capa
A imagem que ilustra esta matéria é do site de viagens Mala de Aventuras, uma referência quando o assunto é explorar o mundo com estilo, planejamento e dicas práticas. Apesar da brincadeira do 1º de Abril, o conteúdo do site é totalmente real e recheado de roteiros incríveis para quem ama viajar! Vale a pena conhecer o trabalho da Gaia e da Nanda, criadoras do projeto, que compartilham experiências inspiradoras por diversos cantos do Brasil e do mundo — incluindo, é claro, destinos paradisíacos como os da nossa amada Região dos Lagos.
Enquanto isso, continue acompanhando o Conexão Lagos, envie suas sugestões de pauta, histórias da sua cidade e ajude a contar os bons causos da nossa região!
📣 Agora queremos saber de você!
Você acredita que a Região dos Lagos pode mesmo ser o próximo grande destino do turismo mundial? Já imaginou ver Arraial do Cabo no topo das listas internacionais?
Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e vamos sonhar (e construir) juntos esse futuro!
Editorial Conexão Lagos
📱 Whatsapp: 21 97949-0675