Na última segunda-feira (14), a Secretaria da Mulher recebeu a visita do secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e Direitos Humanos, Ramon Plácido, com a superintendente dos Direitos da Mulher, Valéria Moreira, de Arraial do Cabo para conhecer os equipamentos de Búzios.
Na ocasião, o casal Cabista foi recepcionado pela secretária da Mulher, Daniele Guimarães, que fez questão de explicar todo o trabalho de políticas públicas voltada ao acolhimento e empoderamento das mulheres no município: “É uma honra receber em nossa Secretaria gestores de outras cidades interessadas em conhecer nosso trabalho. Todos nossos projetos são voltados para a proteção, autonomia e empoderamento das mulheres. Essas iniciativas buscam enfrentar a violência de gênero, promover a igualdade de oportunidades e garantir o acesso a direitos fundamentais”.

Alguns dos projetos implantados na cidade em prol das mulheres, são:
– Patrulha Maria da Penha – Implementada em parceria com a Guarda Civil Municipal, a Patrulha Maria da Penha oferece proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, promovendo uma maior integração entre as instituições locais e garantindo a segurança das mulheres no município.
– Programa “Búzios por Elas”- Lançado em 2023, este programa oferece apoio financeiro temporário para mulheres em situação de violência doméstica. As beneficiárias recebem um cartão no valor de R$ 400,00 por três meses, com possibilidade de prorrogação, para aquisição de itens essenciais. Os critérios incluem renda per capita de até meio salário mínimo, dependência financeira do agressor, residência mínima de seis meses em Búzios, registro de ocorrência policial e acompanhamento pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

– Sala Lilás – Inaugurada em 2022 no Hospital Municipal Rodolpho Perissé, a Sala Lilás oferece atendimento 24 horas a mulheres vítimas de violência doméstica ou discriminação de gênero. O espaço garante privacidade e conta com equipe capacitada para fornecer acolhimento médico, psicológico, jurídico e encaminhamentos para serviços de proteção, com acesso discreto e seguro.
– Casa da Mulher Buziana – A Casa da Mulher Buziana, com polos em Cem Braças e na Rasa, oferece cursos profissionalizantes, apoio psicossocial e jurídico, além de promover rodas de conversa e eventos culturais. Em 2023, mais de 700 mulheres foram capacitadas, e 169 receberam acompanhamento direto do CEAM.
-Casa Empoderadas – Inaugurada em 2024, a Casa Empoderadas oferece aulas de defesa pessoal, técnicas de segurança, jiu-jitsu e treino funcional. A iniciativa visa proporcionar um ambiente seguro e capacitar as mulheres para enfrentarem situações de violência e se desenvolverem profissionalmente.
– Campanhas de Conscientização – A Secretaria da Mulher realiza campanhas como “Agosto Lilás”, “Não é Amor Se” e “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção à violência e dos direitos das mulheres.
Essas ações refletem o compromisso da Prefeitura de Búzios em construir uma sociedade mais justa e igualitária, oferecendo suporte integral às mulheres e promovendo a conscientização sobre seus direitos.