24.1 C
Saquarema
terça-feira, 22 abril, 2025

COLABORE

Igreja Católica vive momento decisivo: conheça os principais nomes cotados para suceder o Papa Francisco

Com o falecimento do Papa Francisco, ocorrido no último domingo, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, a Igreja Católica entra em um dos momentos mais solenes e significativos de sua história: o período da sede vacante, que antecede a eleição de um novo pontífice. O mundo aguarda com atenção o próximo conclave, que reunirá 135 cardeais eleitores de 71 países e deve ocorrer nos próximos 20 dias na Capela Sistina, no Vaticano.

Um conclave plural e global

Com maioria de cardeais nomeados pelo próprio Papa Francisco, o cenário do conclave de 2025 indica uma forte possibilidade de continuidade das reformas e da visão pastoral que marcaram seu pontificado. No entanto, a diversidade cultural, geográfica e ideológica entre os cardeais eleitores também abre espaço para surpresas — e uma mudança de rumos.

Confira abaixo os nomes mais cotados para se tornarem o 267º Papa da Igreja Católica:

Candidatos a papa – Foto: Reprodução/ Xis

🇮🇹 Pietro Parolin (Itália, 70 anos)

Atual Secretário de Estado do Vaticano, Parolin é um dos favoritos devido à sua forte atuação diplomática, incluindo acordos importantes como o polêmico tratado com a China sobre nomeações episcopais. Com um perfil conciliador e influente nos bastidores, ele representa uma figura central no atual governo da Igreja.

🇮🇹 Matteo Zuppi (Itália, 69 anos)

Arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, Zuppi é membro da Comunidade de Sant’Egidio, conhecida por atuar em mediações de paz e diálogo inter-religioso. É visto como um continuador das reformas de Francisco, com forte apelo entre os mais progressistas.

🇵🇭 Luis Antonio Tagle (Filipinas, 67 anos)

Conhecido como o “Francisco Asiático”, Tagle é Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização e tem uma trajetória marcada por empatia, carisma e proximidade com os pobres. Seu nome ganha força principalmente entre os cardeais que defendem uma Igreja mais inclusiva e voltada ao sul global.

🇬🇭 Peter Turkson (Gana, 76 anos)

Figura proeminente em questões de justiça social e ambiental, Turkson já foi presidente do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral. Sua eleição representaria uma mudança histórica, ao colocar um africano à frente da Igreja pela primeira vez na era moderna.

🇬🇳 Robert Sarah (Guiné, 79 anos)

Um dos nomes mais conservadores da lista, Sarah é conhecido por sua firmeza doutrinária e defesa da liturgia tradicional. Caso eleito, seria um sinal claro de retorno a práticas mais tradicionais e conservadoras dentro da Igreja.

E agora?

Com o mundo católico voltado para Roma, cresce a expectativa em torno das primeiras fumaças brancas da Capela Sistina. Até lá, o Vaticano será administrado interinamente pelo Cardeal Camerlengo, atualmente Kevin Farrell. Enquanto isso, os fiéis e observadores acompanham com atenção cada passo deste processo milenar.

E você, morador da Região dos Lagos, o que espera do novo Papa?
Sua opinião é muito importante para o debate! Comente abaixo e compartilhe esta matéria com amigos e familiares. Quer sugerir uma pauta, denúncia ou notícia da sua cidade? Fale com a gente pelo WhatsApp!

Editorial Conexão Lagos
📲 Whatsapp: 21 97949-0675

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux