Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, Collor deve se apresentar à Justiça nesta sexta-feira
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na noite desta quinta-feira (24) a prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor de Mello, condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão ocorre após a rejeição de um segundo recurso da defesa, considerado protelatório pelo magistrado .
A condenação de Collor, proferida em maio de 2023, está relacionada a um esquema de corrupção na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, no qual o ex-presidente teria recebido R$ 20 milhões em propinas para facilitar contratos irregulares com a UTC Engenharia entre 2010 e 2014 .
Além da pena de prisão, Collor foi condenado a:
-
Pagar 90 dias-multa;
-
Indenizar a União em R$ 20 milhões, solidariamente com outros dois réus;
-
Ficar proibido de exercer cargo público por prazo equivalente ao dobro da pena.
A defesa do ex-presidente afirmou que recebeu a decisão com “surpresa e preocupação”, mas confirmou que Collor irá se apresentar para cumprimento da decisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes .
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, convocou uma sessão virtual extraordinária do plenário da Corte para esta sexta-feira (25), das 11h às 23h59, com o objetivo de referendar a decisão de Moraes .
Com 75 anos, Fernando Collor será o segundo ex-presidente brasileiro a ser preso após condenação criminal, seguindo os passos de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi preso em 2018 e posteriormente teve sua condenação anulada .
O que você acha da prisão de Fernando Collor? Deixe sua opinião nos comentários ou envie sua mensagem para o nosso WhatsApp: (21) 97949-0675.
Compartilhe esta matéria com amigos e familiares para que todos estejam informados sobre os desdobramentos deste caso.
Seja a voz do seu município! Envie sugestões de pauta, denúncias e informações para o Conexão Lagos. Nosso WhatsApp está sempre aberto para você.
Editorial Conexão Lagos
Whatsapp: 21 97949-0675