A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, continua investindo e incentivando as comunidades e as práticas pesqueiras no município. Pensando nisso, foi lançado na manhã desta segunda-feira (28/04) o Projeto Arranque Costamar, em parceria com o Instituto Redemar Brasil e o Ministério da Pesca e Aquicultura. O evento, realizado no auditório do Banco Mumbuca, reuniu autoridades e representantes da comunidade pesqueira.
O Projeto Arranque tem como objetivo qualificar pescadores artesanais, fomentar a geração de renda e aumentar a segurança no mar, contribuindo para a redução de acidentes em áreas costeiras. Inicialmente, as ações serão desenvolvidas em Ponta Negra, Araçatiba e Zacarias. Também será realizado um mapeamento socioeconômico para identificar as necessidades locais e orientar políticas públicas específicas para o setor.
“Estamos integrando o trabalho das secretarias para construir cada vez mais políticas públicas que cheguem a toda a população. Tenho certeza de que este projeto trará muitos frutos e será o primeiro de muitos que vamos implementar, sempre trabalhando para fazer de Maricá uma cidade cada vez melhor para viver”, declarou o vice-prefeito João Maurício.
A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Representação e Articulação Institucional, Ivana Cristina; do secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner de Barros Soares; do secretário de Pesca, Xandi de Bambuí; da presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; do secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho; do presidente da Maricá BIOTEC, Marlos Costa; do presidente do Instituto Redemar Brasil, William Freitas. Além da presença do secretário de Habitação do Rio de Janeiro, Diego Zeidan.
“Somos uma grande comunidade pesqueira. Com esse curso, vamos levar capacitação para quem vive da pesca, garantindo mais segurança e qualidade de vida para nossos pescadores”, disse o secretário de Pesca Xandi de Bambuí.
Já o secretário de Agricultura, Wagner de Barros, ressaltou a integração das políticas públicas. “A Agricultura, a Pesca e a Economia Solidária devem caminhar juntas para desenvolver Maricá de forma sustentável e inclusiva”, completou.
O presidente do Instituto Redemar Brasil, William Freitas, reforçou a importância do projeto: “Resgatar a dignidade do pescador artesanal é reconhecer seu papel essencial na economia e na cultura local, investindo na autonomia e no equilíbrio das comunidades”, concluiu.
Antes da cerimônia, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao secretário de Qualidade de Vida, Bem-Estar Social e Entretenimento, Paulo Rogério Mendes Peixoto, reconhecido por sua dedicação às políticas públicas de inclusão e cuidado social no município.
Oficinas e Certificação
O Projeto Arranque oferecerá oficinas gratuitas para pescadores e seus familiares, com temas como Saúde, Meio Ambiente e Segurança; Radiofonia Marítima; Manutenção de Motores; e Reparo de Embarcações. Ao todo, serão 20 vagas distribuídas entre as formações, com certificação concedida pelo Instituto Redemar Brasil.
Sobre o Instituto Redemar Brasil
Fundado em 2016, o Instituto Redemar Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros. Com sede em Salvador, atua em todo o território nacional por meio de projetos, pesquisas e capacitação de profissionais.