O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, anunciou nesta sexta-feira (31) um grande passo para a descarbonização do transporte público da cidade. A Prefeitura oferecerá incentivos para que motoristas de vans do Transporte Público Complementar substituam seus veículos por modelos elétricos, promovendo mais sustentabilidade e eficiência no setor.
Vans Elétricas Financiadas pelo Banco Mumbuca
As novas vans serão financiadas pela Prefeitura por meio do Banco Mumbuca, e a Empresa Pública de Transportes (EPT) está conduzindo estudos técnicos para integrar esses veículos ao sistema Tarifa Zero.
📌 “Nós vamos passar a fazer com que as vans sejam as vermelhinhas. Pela Prefeitura, vamos financiar com o Banco Mumbuca e entregar para cada permissionário uma van elétrica. Vamos construir uma estação elétrica para que a van possa abastecer sem precisar pagar combustível”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
As vans elétricas serão empregadas em linhas de menor fluxo de passageiros, funcionando como alimentadoras e permitindo que os ônibus do Tarifa Zero sejam redistribuídos para trajetos de maior demanda.
Incentivo para Taxistas, Mototaxistas e Entregadores
Além das vans, a Prefeitura também oferecerá linhas de crédito a juro zero – através do Banco Mumbuca – para que taxistas, mototaxistas e entregadores possam financiar veículos elétricos, incluindo carros, motos e bicicletas.
📌 “Vou fazer estações elétricas e financiar carros para os taxistas e mototáxis. A mesma coisa faremos com os entregadores, como os do iFood. Vamos financiar motos e bicicletas elétricas para que empreendedores possam trabalhar com veículos novos e financiados a juro zero”, disse Quaquá.
O prefeito reforçou que o projeto busca apoiar o empreendedorismo e o trabalho autônomo, garantindo que Maricá se torne referência em transporte sustentável e desenvolvimento econômico.
📲 O que você acha dessa iniciativa? Envie sua opinião para o WhatsApp do Conexão Lagos: 21 97949-0675.