A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está investindo continuamente para promover um acolhimento qualificado nos serviços da rede e o projeto Pedido Especial é uma das frentes que representa esse cuidado. A iniciativa é desenvolvida pela equipe de serviço social do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, com o objetivo de acolher solicitações de pacientes com internação prolongada ou em cuidados paliativos, amenizando o período delicado de permanência na unidade hospitalar.
O projeto une empatia, olhar qualificado e humanização da equipe com pessoas que passam por processos difíceis no hospital, com internações que superam os trinta dias. A partir disso, os pacientes passam por avaliação multidisciplinar no local para identificar quadros de melhora significativas, que inclui médicos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Após esse processo, os profissionais se unem para atender aos pedidos dos pacientes.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto da iniciativa para o bem-estar dos pacientes, sendo um diferencial durante a internação.
“Estamos empenhados em promover cada vez mais o bem-estar da população e, por isso, pautamos cada vez mais as ações de saúde em humanização do cuidado. O projeto Pedido Especial faz parte disso, acolhendo solicitações de pacientes que passam por situações delicadas, promovendo acalento e momentos de alegria diante das adversidades”, afirmou.
Andreia Vasconcelos, coordenadora de serviço social do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, garantiu que o projeto é uma forma de unir acolhimento e efetividade no tratamento.
“Entendemos o quão difícil é o momento de internação, por isso, com base na Política Nacional de Humanização, nosso objetivo é fazer com que o paciente e seus familiares se sintam acolhidos. Isso contribui para a recuperação, estimulando a melhora clínica, física e psicológica. Iniciamos o projeto Pedido Especial em 2020 e já conseguimos realizar diversos pedidos, levando alegria aos internados”, acrescentou.
Celebração e cuidado
Na última quinta-feira (30/01), a equipe da iniciativa garantiu que a paciente Rosilene Cândida da Silva, de 55 anos, teria uma comemoração simbólica de aniversário e atendendo a um pedido: com realização no deck Pôr do Sol, na lagoa de Araçatiba. A ação simbólica contou com a presença de profissionais do Hospital Conde Modesto Leal e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), além da filha de Rosilene e de outros familiares.
A paciente está internada na unidade hospitalar desde 06/12 com osteomielite, uma infecção grave do osso, causada por bactérias ou fungos. No fim de dezembro de 2024, ela também teve outro pedido atendido: visitar a decoração natalina da Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com toda a atenção e dedicação dos profissionais de saúde.
Rosilene Cândida da Silva celebrou o presente que recebeu e pontuou o diferencial da iniciativa.
“Nunca imaginei ter um aniversário na lagoa de Araçatiba, por isso acabei revelando essa vontade e a equipe me surpreendeu quando disse que realizariam o meu pedido. Fiquei muito feliz por poder ter esse momento, com festa e bolo nesse local lindo, com a minha família junto, os profissionais e alguns amigos”, ressaltou.
A filha de Rosilene, Giovanna Candido, reforçou a qualidade do atendimento e como o projeto fortaleceu a mãe durante a internação.
“Sou muito grata a esse projeto, pois deixou a minha mãe muito feliz. Ela sempre foi bem tratada durante a internação do Hospital Conde Modesto Leal, e o que mais me marcou é como essa iniciativa melhora a estadia na unidade. Tenho certeza que isso vai ser um impulso para que ela chegue até o fim da internação com muita força”, concluiu.
Foto: Bianca Farahon
Fonte: Prefeitura de Maricá