26.1 C
Saquarema
segunda-feira, 31 março, 2025

COLABORE

Centro de Operações e Resiliência conquista prêmio internacional de Destinos Turísticos Inteligentes

Equipamento público representou a cidade do Rio na disputa do Prêmio Ibero-Americano DTI 2025, na categoria Tecnologia e Gestão de Dados

A cidade do Rio de Janeiro foi reconhecida como uma das principais do mundo quando o assunto é turismo inteligente e sustentável. Em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Bonito, em Mato Grosso do Sul, a Prefeitura do Rio recebeu o Prêmio Ibero-Americano DTI 2025, na categoria “Tecnologia e Gestão de Dados”, dentro do segmento “Destinos”. A iniciativa que representou a cidade na disputa foi o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio).

O projeto foi apresentado na última quarta-feira (19/3), durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur-Rio). O Rio venceu a disputa no voto popular, e desbancou concorrentes de peso, como Bariloche, na Argentina; Tequila, no México; Arequipa, no Peru; e Duitama, na Colômbia.

O troféu foi recebido pelo gerente de projetos, fomento e inovação da Secretaria Municipal de Turismo, Sebastian Saavedra, que representou a Prefeitura do Rio e destacou o trabalho coordenado entre diferentes órgãos e pastas como fator fundamental para a conquista.

“A integração das equipes fortalece a preparação do Rio e dá mais segurança aos turistas e aos próprios atores da cidade em grandes eventos, como o G20, Carnaval, Reveillon, Web Summit, Rock in Rio, entre outros. O Centro de Operações e Resiliência é uma referência na América Latina na gestão de crises urbanas, com tecnologia avançada para antecipar soluções e minimizar impactos. Significa que somos uma referência para que esse modelo seja implementado em outras cidades para poder receber melhor os turistas”, comemorou Saavedra.

A conquista também foi festejada pelo chefe-executivo do Centro de Operações e Resiliência, Marcos Belchior, que ressaltou a importância do COR-Rio para o turismo e a realização de eventos relevantes para a cidade.

“O Rio é uma cidade com uma vocação turística única. O Centro de Operações e Resiliência não é apenas uma grande sala que recebe imagens de milhares de câmeras espalhadas pelo município. Somos os responsáveis pela elaboração dos planejamentos de grandes eventos que a capital fluminense recebe, o que atrai muitos turistas. Também temos um olhar específico de monitoramento para os principais pontos turísticos do Rio no nosso telão, o maior da América Latina. Ou seja, estamos falando de integração e de visão para um grande segmento da nossa cidade. Estamos muito felizes e satisfeitos com a premiação conquistada em Bonito”, destacou Belchior.

Os prêmios, organizados pela Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes, buscam reconhecer os esforços inovadores de destinos, empresas e organizações vinculadas à atividade turística que apresentem projetos que contribuam para a transformação e o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes, construindo um caminho para uma gestão turística mais competitiva, sistemática, sustentável e inclusiva.

Fonte: Centro do Operações Rio

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux