25.4 C
Saquarema
terça-feira, 1 abril, 2025

COLABORE

Presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu conhece equipamentos culturais de Maricá


Foto: Flávia Eliza

A cidade de Maricá vem se tornando referência para o setor de cultura no estado do Rio de Janeiro. A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá recebeu nesta terça-feira (25/03) a visita da presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, na cidade de mesmo nome da Baixada Litorânea fluminense. Maria de Fátima Francisco conheceu o pólo do Programa Maricá das Artes, a Incubadora de Inovação Social em Cultura, o Cine Henfil (todos no Centro) e o museu Casa Darcy Ribeiro (em Cordeirinho).

Ela estava acompanhada do marido e ex-vice-prefeito de Casimiro de Abreu, José Alexandre Francisco, e ambos foram guiados na visita pelo secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin. Ao final, a presidente da Fundação Cultural de Casimiro de Abreu avaliou a experiência como “muito agradável e enriquecedora”.

“São muitos projetos maravilhosos, como este da Incubadora de Cultura, que eu achei lindo, estão todos de parabéns. Por mim, levaria todos eles para nossa cidade. Ninguém sai de um espaço como esses que visitei hoje e sai como entrou. Há sempre uma transformação no ser humano, proque a cultura é uma coisa transformadora”, afirmou Maria de Fátima Francisco.

Sady Bianchin garantiu que Maricá está sempre aberta ao diálogo com outras cidades para troca de experiências. “No futuro, podemos pensar em um termo de cooperação entre as duas cidades e, em breve, vamos retribuir a visita horosa que recebemos hoje. Mais gestores de outros municípios estão vindo conhecer nossas políticas públicas, programas e equipamentos”, revelou o secretário.

Parcerias à vista

Desde o ínicio da atual gestão, o secretário Sady Bianchin vem recebendo diversos grupos de gestores e também de artistas a fim de conferir os projetos implementados na área cultural e, a partir daí, propôr parcerias. Uma das primeiras visitas, já em janeiro, foi a do rapper gaúcho Rafa Rafuagi, que coordena o movimento Construção Nacional do Hip Hop e o Museu do Hip Hop de Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul). Na mesma semana, o lançamento da Universidade Livre do Carnaval também atraiu gente ligada ao setor, que incluiu integrantes do bloco afro baiano Ylê Aiyê.

Sady também vem sendo convidado a participar de ínumeros eventos e também a lugares de referência da cultura nacional, como o Instituto Cravo Albim e a Escola de Dança Deborah Colker. Uma das principais visitas foi à Fundação José Saramago, em Lisboa, cujo intuito é estabelecer intercâmbios artísticos e promover em Maricá exposições do acervo da entidade que leva o nome do escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

A visita dos representantes de Casimiro de Abreu ocorreu no mesmo dia em que o prefeito Washington Quaquá tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Autor

Últimas Matérias

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux